parobe.jpg

Parobé - Sua história

Surgiu do desmembramento da Fazenda José Martins na segunda metade do século XIX. A sua grande propriedade recebia o nome de Nossa Senhora da Conceição do Funil, devido ao Arroio Funil, que até hoje passa ao oeste da cidade. Sua influência alemã na cidade se dá por conta das famílias da cidade de Taquara que também passaram a habitar a vila na época e vieram juntamente com Tristão Monteiro no ano de 1846 para comprar as terras. Em 1908, Parobé elevou oficialmente a categoria de 3º Distrito de Taquara.

Recebeu seu nome em homenagem ao então secretário de Obras do Estado, engenheiro João José Pereira Parobé, que foi responsável pela construção de uma estrada de ferro levando seu nome em 1904, que passava no município. A cidade começou a se formar em torno dela e o nome da estação ferroviária foi preservado. Atualmente, a estação é um museu e está localizado na praça central da cidade.

Em 1982 se emancipou de Taquara, depois do crescimento da indústria calçadista nos anos 1970.

GEOGRAFIA:
Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião Porto Alegre, também é conhecida por estar localizada no chamado Vale do Paranhana.

É um município que conta com as águas dos rios dos Sinos e Paranhana e tem como área 104km², ocupando sucessivamente 0,04% do território gaúcho. Baseado nesses dados, 66km² são de área urbana e 38km² de área rural. Ela está localizada ao norte com Igrejinha, a sul e a leste com Taquara e oeste com Nova Hartz e Araricá, curiosamente, é possível chegar até as três primeiras cidades citadas percorrendo um caminho por dentro da cidade, assim, tendo alternativas diferentes para os caminhos sem precisar utilizar a principal estrada de acesso, RS-239.

A cidade é bem localizada geograficamente, ficando relativamente perto de Porto Alegre, mas localizada mais perto ainda de cidades médias do estado como Novo Hamburgo e São Leopoldo, facilitando assim a proximidade com centros de ensino superior importantes como IENH, Feevale e Unisinos localizadas em ambas as cidades e também da Faccat, em Taquara. Parobé também é considerada Encosta da Serra, e fica a 43 quilômetros da cidade turística da Serra Gaúcha Gramado, que está situada na Região das Hortênsias. Sua localização também facilita o caminho para o litoral norte do estado, ficando a 95 quilômetros de Tramandaí a praia onde muitos habitantes da cidade costumam frequentar durante os verões.

Seu clima é subtropical, o que ocasiona um inverno rigoroso e bastante úmido, além de um verão com altas temperaturas em relação a outras cidades do estado. As quatro estações do ano são bem definidas, tendo o outono e a primavera completamente dentro dos padrões característicos de sua estação.

Inicialmente teve colonização predominantemente alemã e até hoje há famílias bastante tradicionais na cidade, mantendo sua forte influência. Mas devido à grande oferta de mão-de-obra das grandes empresas instaladas no município durante seu desenvolvimento, houve intensa imigração, e hoje é bastante multicultural.

Fonte: Wikipédia.